Paulo Lemos da Siva

Paulo Lemos da Siva, em memória, Anjo da Guarda da Casa do Zezinho
"É lózico, seu tôssa..."

Como é difícil traduzir essa sensação ainda hoje meio nebulosa, uma saudade grande, uma tristeza funda que aperta a garganta, porque você não está mais aqui, porque não podemos mais te ver, Paulo Lemos (egoístas, quem sabe?). Paulinho encantado. Encantador! Encantou a todos nós, amigos do seu coração, dos nossos corações! 
É sempre estranha a certeza de que nunca mais vamos assistir as suas dancinhas, nem ouvir o  famoso, "é lózico, seu tôssa..." Nunca mais aquela risadinha safada que ainda ecoa nos nossos ouvidos... Tudo isso, tudo o que você foi, menino herói, sarrista, grande gozador, divertido, o  menino criança, cheio de pureza e ao mesmo tempo homem, que  queria ser pai... A sua alegria arranha a nossa tristeza e nos faz sorrir. É incontrolável, inevitável! Até que o Tempo nos conceda o Axé de só levarmos para sempre na lembrança o amor, o carinho, as brincadeiras, os códigos muito particulares que você tinha com cada um.
Você ultrapassou, como um herói, todas as duras provas que a vida te impôs, desde bebezinho - a meningite, a leucemia, o coração inchado, o descaso, a vida miserável e sem expectativas, os riscos  da violência das drogas. Confundido com um bichinho machucado, quase que vai embora nas garras de um pássaro - é a lei da sobrevivência, e você venceu.
O encontro com a Casa do Zezinho te salvou muitas vezes e acalentou a sua alma pura. Nosso amor, nosso cuidado te deu novas chances. E você viveu, do seu jeitinho especial, com as suas limitações, seu talento, seu mistério de saber misturar tão bem as cores que você nem sabia nomear, nas suas peças de mosaico (parece até que já tinha vivido na época bizantina... quem sabe?). Sua referência eram as cores dos nossos Santos - o azul de Ogum, o verde de Oxóssi, o azul de Yemanjá, o "banco e o peto de Baluaye"..., sua alegria, sua braveza. Feliz como um passarinho. Puro como um anjinho de cara suja (mesmo nos momentos de malícia!). Bravo como um grande guerreiro. Missão cumprida, Tuta!!!
Quando ele ganhou o celular smartphone... os pedidos vieram. Baixar músicas... assistir vídeos no youtube... As músicas eram diversas, desde funk pesado, passando pelo pagode, até as frases engraçadas de programas de televisão.
E com certeza não era só baixar a música, mas ouvi-la com o som alto no meio da sala, e dançar. "Paulinho, abaixa isso!". O sorriso ficava estampado no rosto... um sarrista de primeira. Nosso fone de ouvido tinha que ser dividido com ele...
Quando a sala estava em silêncio ele sempre aprontava uma, não tinha como só dar a bronca sem rir junto com ele!! Quantas vezes a vontade era brigar... mas não tinha como! Éramos rendidos por um sorriso e por uma frase espontânea desse menino guerreiro.
Foram anos e anos, dia a dia... Paulinho presente... Paulinho fazendo parte de cada um de nós aqui da Casa do Zezinho.
Um Zezinho que tudo podia por conta de todo o carisma, amor, carinho, e jeito de ser único.
Foi embora como um passarinho, com seus amigos, na praia, cantando, dançando, conversando... O Paulinho, que conquistou todo mundo! Não há ninguém que não tenha chorado por ele. 
Foi um GRANDE serzinho que só nos ensinou o que é fé, força, paz, determinação, sempre com amor e alegria. Só quem conheceu o Paulinho pode entender o que foi e continuará sendo, o que é a força de um Anjo.
A gente jamais vai te perder Paulinho. Essa certeza é de todos nós. Para sempre na memória de cada um haverá uma história, um jeito, às vezes injuriado de escorpião bravo, uma piada, um olharzinho safado, do nosso pequeno grande menino. Que bom que a  gente pôde partilhar nossas vidas com você! Hoje, quando aquela estrelinha no céu der uma piscadinha, podem adivinhar a figura, a ginga e a voz meio esganiçada - nosso querido Paulinho vai espalhar o seu brilho e consolar nossa saudade!  
Que a sua nova vida esteja sendo de grandes reencontros, coroada pela luz, a alegria e a paz de Oxalamin!!!
Esteja com a gente para os próximos 20 Anos!!!
Saudades, Paulinho!
Muita saudade, nosso Anjo da Guarda!